Panela Audiovisual - Produção de vídeo, vídeos capixabas, cultura capixaba, cinema, espírito santo

NOTÍCIAS


19 de setembro 2018

Violência x Cultura: Videoclipes filmados por jovens de região em atual conflito social no Festival de Cinema de Vitória

Morros da região da Grande Maruípe estão em conflito constante pelo domínio do tráfico de drogas. Ainda nesta região, no final desse mês de agosto, um garoto de 14 anos morador de Santa Martha perdeu a vida a tiros no bairro vizinho. Mas a mesma geração que está se perdendo nessa guerra também busca contar outra história.


Jovens moradores da Grande Maruípe e outros bairros com risco social da Grande Vitória viram seus vídeos estrearem no mais tradicional festival de cinema do Espírito Santo e um dos maiores do país. As produções foram exibidas no dia 06 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, dentro da programação da II Mostra Nacional de Videoclipes do 25º Festival de Cinema de Vitória.


Todo gravado em celular, o resultado das produções surpreendeu, tirando aplausos do público do teatro durante as exibições. “Envolvemos toda a comunidade da Grande Maruípe. E estamos muito felizes de ter a oportunidade de mostrar pra todo mundo”, disse orgulhoso Carlos Itaiguara, morador do bairro Morro da Piedade, Vitória.


Outro integrante do projeto, Jordan Andrade, de 24 anos e residente no bairro Serra Dourada II, na Serra, além de falar sobre o conhecimento adquirido, pontuou a importância social da ação. “Vemos recentemente só notícias de crime organizado sobre uma região onde não há só isso. Lá também tem gente de bem, trabalhadora. E os cenários, as locações, mostram que o crime organizado é muito pequeno em relação a toda população que vive ali.


“Playboy entra em Chock” e “Manda a Benção”, videoclipes feitos a partir de músicas do grupo de rap Conceito Periférico, são resultados da oficina Rap em Cena realizada em junho, envolvendo os participantes no desenvolvimento do roteiro, gravação, produção e edição audiovisual.


“O nosso objetivo foi levar para esses jovens mais uma opção de expressão por meio do audiovisual. Ensinamos desde a criação do roteiro, passando pela captura de imagem e edição, até o lançamento do vídeo realizado. É com grande satisfação que vemos o resultado. Estamos torcendo para que o projeto seja apenas um ponto de partida para grandes cineastas”, comemorou o organizador do projeto Rap em Cena Luiz Eduardo Neves.


A iniciativa foi contemplada pelo edital nº 14/2017 Setorial de Música da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.


Clique e assista aos videoclipes:


Playboy Entra Em Chock


Manda a Benção



COMENTE ESTA NOTÍCIA

Enviar Comentário








Todos os direitos reservados. Copyright 2011. Panela Audiovisual é um projeto sem fins lucrativos.

O Projeto  |  Inscreva-se  |  Expediente  |  Notícias  |  Fale Conosco


Redes sociais Perfil Facebook Panela Audiovisual Twitter Panela Audiovisual Orkut Panela Audiovisual

Apoio
  • TVE - Espírito Santo
  • Associação brasileira de documentaristas e curtas metragistas do espírito santo
Patrocinio
  • Fulcultura - Governo do Espírito Santo